segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sequencia didática 7º e 8º ano 2010

Ano 7º e 8º
Tempo estimado: 3 aulas
Material necessário: Mapa do Brasil, sites (Arqueologia Brasileira) e livros (Arqueologia da Amazônia e Brasil Rupestre) com texto e imagens sobre sociedades antigas.
Desenvolvimento
1ª etapa Leia com a classe no site textos sobre Arqueologia e sociedades pré-históricas do Brasil. Mostre imagens de objetos de pedra, ossos e cerâmica utilizados por elas e pergunte como eram feitos e usados. Diga que o arqueólogo encontra peças como essas e define seu tempo de existência. Pergunte sobre a provável idade do material mostrado e peça um relato sobre o que foi aprendido.
2ª etapa Divida a turma em grupos de seis e peça que cada um pesquise sobre um dos povos propostos e os artefatos que produzia. A idade da sociedade, onde ficava e como se extinguiu devem ser mencionados. Monte um quadro com os seguintes itens: região geográfica, alimentação, moradia, objetos, rituais, hierarquia. Os grupos devem preencher os tópicos com informações da sociedade estudada e comparar o levantamento feito na aula anterior com a pesquisa. Orientar os grupos e peça que preparem uma apresentação com cartazes.
3ª etapa Na hora do seminário, usar um mapa do Brasil no quadro para os grupos localizarem a região habitada pela civilização a ser descrita. Cada aluno do grupo deve abordar um item do relatório feito. Durante as falas, pergunte se terrenos, matas, rios e praias eram como agora, o que pode ter mudado e por quê. Fale sobre a diversidade das populações atuais e que influências receberam das antigas. Proponha que todos anotem as informações sobre os povos apresentados pelos colegas num quadro igual ao já trabalhado. Elas facilitam examinar a diversidade dos povos. Peça que cada aluno escreva por que registrou as informações, como imaginava os antigos povos e o que descobriu. Como lição de casa, eles devem comparar sua pesquisa com a de outra sociedade e fazer um relatório.
Avaliação
Avaliar os textos dos grupos e observe que categorias de comparação foram utilizadas, assim como semelhanças e diferenças elencadas.Mauzi

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