segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Plano de filosofia

COLÉGIO ESTADUAL ADONIAS LEMES DO PRADO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
SÉRIE: 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: MAUZI APARECIDA MACHADO
PLANEJAMENTO ANUAL DE FILOSOFIA 2010

1 - JUSTIFICATIVA
Abordar o estudo de Filosofia no Ensino Médio através de temas e metodologias equilibradas que não sigam métodos rígidos iguais a de um curso de nível superior em Filosofia vem sendo o primeiro desafio a quem se propõe a esta árdua tarefa. Queremos descentralizar seu conhecimento e promover um contato amistoso e lúdico com o tema principal: O SABER FILOSÓFICO.
Buscar definições para a palavra Filosofia, entender seu contexto, apresentar seus resultados e propor uma vivência mais próxima e consciente das indagações filosóficas bastariam para tal experiência.
O ponto que causará maior interesse ao estudante numa introdução ao estudo da Filosofia será a descoberta das teorias filosóficas elaboradas ao longo do tempo: o ato de questionar. Na procura pelo conhecimento, entendido como uma forma de compreender a realidade que nos cerca, os homens formularam diversas formas de explicação: mito, religião, senso comum, ciência, arte e filosofia são alguns exemplos de explicações dadas em nosso cotidiano.
A Filosofia, portanto, antes de ser um conceito, parte de uma atitude que leva o homem a perguntar sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. Este processo leva-o à busca de uma reflexão que permita a compreensão e a indagação em bases lógico-racionais, que podem ser demonstradas. A Filosofia, portanto, é uma reflexão.
Para chegar a esta reflexão podemos apontar três atitudes básicas que permeiam as obras de diversos filósofos. Estas atitudes são a admiração, a dúvida e a insatisfação moral.

2 - OBJETIVO GERAL:
Partir de uma reflexão que desperte o aluno para o gosto filosófica, o senso crítico e o aprofundamento da capacidade analítica a partir de princípios racionais e lógicos.
Apresentar temas condizentes com as indagações do estudante do Ensino Médio a partir das áreas da Filosofia, da Ética, da Política, da Estética e da Teoria do Conhecimento.
Colocar os alunos na possibilidade de lidar com textos filosóficos acessíveis e desenvolver trabalho em equipe, valorizando a habilidade da interpretação, estimulando a interdisciplinaridade e a aproximação do saber filosófico com outras áreas do conhecimento, demonstrando a utilidade e a presença da Filosofia no dia-a-dia.

3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Desenvolver discussões dentro do temas filosóficos preservando a interpretação e o julgamento à luz dos textos filosóficos para:
1. Introduzir e desenvolver na reflexão filosófica o estudo das características do pensamento filosófico; levando em conta os processos e modalidades da forma de conhecer do homem e suas relações com o conhecimento, o erro e a ilusão.
2. Promover, entre os alunos, o conhecimento filosófico capaz de apreender problemas globais e de importância relevante para neles inserir os conhecimentos parciais e locais do mundo que os rodeia estabelecendo métodos que permitam trocas constantes de conhecimento entre si e os demais conhecimento – interdisciplinaridade.
3. Estabelecer pontos de reflexão para se conceber o ser a um só tempo como físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico, evidenciando o elo indissolúvel entre a unidade e a diversidade de tudo que é humano.
4. Refletir o estabelecimento da comunicação entre as culturas de todos os continentes a partir dos primeiros séculos após o nascimento da Filosofia buscando verificar o sentido maior da aventura humana, desocultando os mitos formados ao entorno da humanidade e de sua história.
5. Discutir e criar estratégias que permitam aos alunos a possibilidade de refletir e enfrentar as incertezas, os imprevistos e o inesperado como pontos positivos a partir da análise do surgimento de todas as ciências e seus problemas, seguindo a fórmula do poeta grego Eurípedes que dista de 25 séculos atrás: "O esperado não se cumpre e ao inesperado em deus abre o caminho".
6. Promover entre os alunos o aprendizado da compreensão como maior bem estabelecido entre a comunicação dos seres humanos, estudando e analisando a incompreensão no seu contexto histórico, levando em conta suas raízes, suas modalidades e seus efeitos.
7. Promover a ética do gênero humano a partir do caráter ternário: indivíduo, sociedade e espécie, levando os alunos a duas novas concepções antropo-éticas: o estabelecimento de uma relação de controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e a concepção da humanidade como comunidade planetária.



4 - AVALIAÇÃO
O peso que a palavra avaliação tem no imaginário educativo brasileiro ainda é muito forte. E ainda soa como um instrumento didático retrógrado, sobretudo se ele for usado para “medir” o conhecimento de quem é avaliado.
No contexto específico de Filosofia, pela sua proposta, especificidade e complexidade, a avaliação reveste-se de uma roupagem que não tem intenção de medir e sim de marcar simetria com o que se é discutido. Nesse contexto, ela exige sensibilidade e, acima de tudo, justiça e equidade.
Dessa forma, usar critérios amplos, explícitos e transparentes no avaliar filosófico será tarefa constante neste processo. Diversidade e adequação de instrumentos, pluralidade na busca de aquisição de fontes, valorização das oportunidades e sensibilidade na forma de avaliar os resultados serão sempre pontos de grande prestígio. Daí, algumas indicações que poderão ser usados nesse processo, tais como:
A observação, por ser sistemática, terá por finalidade recolher informações sobre hábitos de trabalho, atitudes, grau de participação e interesse e, em particular, sobre a evolução no processo de aprendizagem.
1. As intervenções orais, nos momentos de debates, respostas às solicitações do professor, poderão apreciar a qualidade da precisão conceitual e da clareza discursiva do aluno, sua capacidade de comunicação e seu valor de argumentação.
2. As exposições orais, a partir de leituras ou de pesquisas solicitadas, permitirão apreciar a pertinência da interpretação, verificando a capacidade de trabalho autônomo, a aquisição de métodos de pesquisa, o conhecimento e o domínio das fontes de informação.
3. As produções escritas - relatórios, resumos e notas de leitura, apreciações e reflexões pessoais – torna possível avaliar a capacidade de escuta e compreensão oral, a qualidade de leitura compreensiva e sua expressão escrita.
4. A análise e interpretação de textos argumentativos – análise de elementos essenciais tais como: tema/problema, tese/posição do autor, argumentos/provas serão considerados instrumentos avaliativos.
5. As PRODUÇÕES filosóficas acerca de temas/problemas, tratados nas aulas, possibilitarão apreciar as capacidades de interpretar, problematizar e argumentar um tema filosoficamente relevante.
6. Outras fontes – O professor, por sua iniciativa ou por acordo da escola, poderá obviamente socorrer-se de outras fontes: pequeno trabalho monográfico, fichas de trabalho, organização de resenhas. Os critérios de apreciação deverão ser justos e dialéticos, expressamente sensível ao nível de cada aluno e de cada agrupamento em sala.

1. CONTEÚDOS PARA O DESNVOLVIMENTO DAS AULAS

I - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
1. O que é filosofia?
2. A atitude filosófica
3. O nascimento da filosofia
4. “Utilidade” e importância da filosofia
5. Aprender a pensar
II - A CULTURA HUMANA
1. Linguagem, instinto e razão
2. Trabalho e alienação
3. Socialização e humanização
4. A religião e o sagrado
III – ÉTICA
1. Moral, vontade e razão
2. A questão dos valores
3. Dever, liberdade e responsabilidade
4. As principais concepções éticas modernas e atuais. A ética do discurso de Habermas e de Apel.
5. O desenvolvimento da consciência moral: Piaget e Kohlberg
6. Temas de Bioética: clonagem, manipulação genética, eutanásia, aborto, eugenia, vida e morte.
7. Ética e Meio-ambiente

IV - PODER E POLÍTICA
1. Poder, Estado e Democracia
2. História das idéias políticas
3. As teorias modernas do Estado: Hobbes, Maquiavel, Rousseau
4. Marx e o marxismo
5. Liberalismo, socialismo e comunismo
6. Ideologia
7. Reflexão atual sobre a política: globalização, neoliberalismo, terceira via...

V - ESTÉTICA
1. A criação artística
2. Teorias do belo
3. Intuição, imagem, poesia
4. Concepções estéticas: naturalismo, romantismo, classicismo, vanguarda, pós-modernismo

VI - O CONHECIMENTO
1. Formas de conhecer
2. Mito e razão
3. Linguagem e pensamento
4. Temas de teoria do conhecimento, desde a Antigüidade até a época atual.
5. Origem, desenvolvimento e crise da metafísica
6. Lógica Formal e Lógica Dialética

VII - FILOSOFIA E CIÊNCIA
1. O conhecimento científico e o conhecimento filosófico
2. A revolução científica e o novo modo de compreender a filosofia
3. A crise da ciência e a crise da razão

VIII - A HISTÓRIA DA FILOSOFIA
1. Antiga
1.1. Os pré-socráticos (Tales, Parmênides, Heráclito)
1.2. Sócrates
1.3. Platão
1.4. Aristóteles
2. Medieval
2.1. Agostinho
2.2. Tomás de Aquino
3. Moderna
3.1. Descartes (O discurso do método)
3.2. O empirismo inglês (Locke, Hume)
3.3. A filosofia crítica de Kant
3.4. A dialética hegeliana
3.5. A crise da razão: Schopenhauer, Kierkegaard e Nietzsche
4. Contemporânea
4.1. Fenomenologia: Heidegger e Merleau-Ponty
4.2. Existencialismo: J.-P. Sartre e G. Marcel
4.3. Filosofia da linguagem: Wittgenstein. O desenvolvimento da filosofia da linguagem no século XX até nossos dias.
IX - Desafios e impasses na discussão filosófica atual
- Foucault, Habermas
- Pós-modernidade?

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