quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PLANO ANUAL DE HISTORIA 7º ANO A

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA REGIONAL DE SILVANIA
COLÉGIO ESTADUAL ADONIAS LEMES DO PRADO
PLANO DE CURSO

Plano anual de 2010.
Disciplina: historia
Série: 7º ano
Professora: Mauzi Aparecida Machado
EIXOS TEMÁTICOS

Diversidade cultural; encontro e desafios; terra propriedade: poder e resistência; Mundo dos cidadãos: lutas sociais e conquistas.

CONTEÚDOS
Cultura
Etnia
Tempo histórico
Trocas culturais
Identidade
* Expansão marítima (Portugal e Espanha)
* Sociedade e culturas indígenas na América Portuguesa (XVI e XVII)
* Sociedades e culturas indígenas na América Hispânica
Cultura Medieval
Expansão ultramarina
Mundo Moderno
Sujeitos do mundo moderno
Conquista
Escravidão moderna
Trocas culturais
• encontros conflitos entre europeus e indígenas
• A igreja católicas e a conversão dos índios ao cristianismo.
• Formas de escravidão indígena na América
• Lutas e resistências cultural das sociedades ameríndias.
• Festas religiosas e a herança cultural incorporada á cultura local
Expansão do sistema colonial
Bandeiras
Sertão
Tempo do sertão
Arraiais, vilas e cidades.
Cidade colonial
Sujeitos do mundo colonial
Empresa colonial – cana-de-açúcar
Monocultura
• O sistema colonial
• A coroa portuguesa e as sesmarias
• A monocultura do açúcar
• A cidade colonial
• A conquista do sertão
• A ocupação do Brasil central e a descoberta do ouro
• A formação de Goiás como região
• Escravidão e colonização
• O tráfico de escravos
• A resistência de índios e negros ao sistema colonial
• A presença da áfrica no mundo americano
• Práticas culturais no mundo do ouro
• A ordem familiar na América Portuguesa.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Identificar os elementos da vida econômica, social e cultural dos indígenas do planalto central;
• Diferenciar o uso coletivo da terra do sentido privado de propriedade
• Compreender os ritos de passagem do mundo indígena
• Contrastar os diferentes ritos de passagem e das práticas usuais das tribos urbanas
• Distinguir os papeis ocupados por homens, mulheres e crianças entre os indígenas.
• Identificar o modo como os indígenas produzem interpretam e as formas de transmissão de suas experiências. (Mito e Historia)
• Avaliar a presença indígena na construção da historia nacional
• Distinguir cultura indígena e cultura brasileira
• Elaborar hipóteses que expliquem a formação da nacionalidade, envolvendo os distintos sujeitos coloniais, em meio á violência do processo de colonização.
• Compreender as diversas formas culturais presentes nas populações indígenas na América, destacando suas atividades cotidianas (Maias, Astecas e Incas)
• Analisar as grandes navegações sob a perspectiva da expansão européia
• Compreender o lugar da América no imaginário europeu
• Identificar as técnicas navegação e o sentido de aventura (mitos e mistérios) na conquista do atlântico
• Demonstrar por meio de desenhos, os monstros que descritos pelos viajantes e avaliar o que eles podem expressar.
• Avaliar o confronto de culturas entre europeus e ameríndios
• Avaliar as diferentes visões de mundo que se confrontaram no encontro entre indígenas e europeus
• Identificar a formação de interesses e praticas sociais que prefiguraram a construção do “Brasil” no interior da América portuguesa.
• Identificar a ação da igreja católica na defesa dos valores do colonizador e sua atuação no que diz respeito a presença de índios e escravos
• Identificar a resistência cultura de negros e índios por meio da formação de suas crenças
• Valorizar a resistência dos povos dominados e a aceitação do respeito ao outro como principio ético
• Relacionar os festejos populares como resultantes da interação entre as distintas culturas
• Identificar as representações das cruzadas nas festividades religiosas em Goiás, as cavalhadas.
• Reconhecer o significado simbólico das recriações do ambiente medieval
• Constatar traços da cultura árabe e mulçumana nos festejos religiosos em Pirenópolis
• Enfatizar a tolerância religiosa como valor ético valorizando a formação de uma sociedade multicultural..
• Caracterizar caráter de exploração presente tanto nas colônias de povoamento quanto naquelas voltadas exclusivamente para o comercio
• Identificar os instrumentos jurídicos da Coroa Portuguesa para garantir o controle da posse da terra (sesmarias/capitanias hereditárias)
• Avaliar as dificuldades na montagem da empresa colonial e a opção pela monocultura do açúcar
• Analisar e entender o processo de implantação da cultura do açúcar, as formas de ocupação e uso da terra e os anexos com a escravidão na América portuguesa.
• Identificar o sertão como categoria definidora do espaço alheio ao domínio colonial, em contraste com arraiais, vilas e cidades que delinearam o processo de expansão da colonização.
• Reconhecer a especificidade da experiência social (tempo/espaço) dos sertanejos
• Identificar o domínio do campo sobre a cidade
• Elaborar hipóteses sobre a ocupação do sertão goiano e o surgimento dos primeiros arraiais
• Caracterizar as bandeiras como expedições de conquista dos territórios pertencentes aos indígenas
• Identificar as atividades que caracterizam a ocupação de terra pelos colonizadores em Goiás, destacando a legislação que organizou a posse da terra em áreas de exploração de ouro e outros minerais.
• Identificar os sujeitos sociais presentes na atividade mineradora
• Elaborar hipóteses sobre as conseqüências econômicas e sociais da descoberta de ouro no território goiano
• Comparar as diferentes formas e funções que a cidade assumiu ao longo da história, identificando as origens das cidades goianas, seus nomes originais, sua arquitetura, festas e costumes.
• Elaborar hipóteses que expliquem o papel central ocupado pela Igreja Católica na vida urbana
• Relacionar a expressão artística da arte barroca com o sentimento religioso
• Avaliar o planejamento urbano como característica das cidades modernas
• Reconhecer as estratégias de resistência indígenas á ocupação da terra pelos portugueses
• Identificar a origem dos diferentes grupos africanos que foram escravizados na América portuguesa e particularmente, em Goiás, valorizando a contribuição cultural africana na formação da sociedade brasileira.
• Identificar as práticas culturais dos negros como forma de resistência ao sistema colonial
• Caracterizar o quilombo como resistência e recriação da cultura africana na América portuguesa
• Avaliar os efeitos da monocultura na alimentação e no meio ambiente.
• Compreender as relações entre propriedade da terra/monocultura/poder e suas implicações no direito á cidadania.
• Avaliar o significado da escravidão na formação política do Brasil.
• Identificar o poder do patriarca na ordenação da família brasileira
• Valorizar a luta pela igualdade de direitos de negros, índios e mulheres.
• Identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.
• Valorizar a mulher como sujeito histórico.

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