quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PLANO ANUAL DE HISTORIA 2010 8º ANO B

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA REGIONAL DE SILVANIA
COLÉGIO ESTADUAL ADONIAS LEMES DO PRADO
PLANO DE CURSO

Plano anual de 2010.
Disciplina: historia
Série: 8º ano
Professora: Mauzi Aparecida Machado

EIXOS TEMÁTICOS

Diversidade cultural; encontro e desafios; terra propriedade: poder e resistência; Mundo dos cidadãos: lutas sociais e conquistas.

CONTEÚDOS
Sertão
Expansão da colonização
Sujeitos coloniais
Viajantes
Cidade colonial
Patrimônio material e imaterial
Representações sociais
• A ocupação do sertão goiano
• A crise do ouro
• A cidade colonial
• Cultura e sociedade em Goiás
• Questionamento do sistema colonial
• Movimentos nativistas
• Transferência da família real portuguesa para o Brasil
• Independência política do Brasil
• A experiência monárquica
Nação
Nacionalismo
Nativismo
Independência
Estado Nacional
Símbolos nacionais
Representação Política
Soberania
Identidade Nacional
Monarquia

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Analisar a cultura sertaneja e as identidades do sertão
• Conhecer o modo de vida do sertão a partir da leitura de documentos (relatos dos viajantes).
• Aprender a reconhecer semelhanças e diferenças no olhar dos viajantes em Goiás
• Localizar no mapa as antigas vilas que surgiram com a extração do ouro, com a atuação das atuais mineradoras e os novos minérios extraídos.
• Relacionar a atividade das mineradoras e degradação do meio ambiente
• Localizar as cidades que atualmente exploram minérios, identificar esses produtos.
• Identificar as conseqüências do refluxo da produção de ouro em Goiás na vida dos diferentes sujeitos do mundo colonial
• Estabelecer relações entre decadência da mineração e a ruralização de Goiás
• Localizar na literatura goiana descrições sobre o sertão e a vida sertaneja
• Compreender por meio das canções sertanejas a cultura rural
• Identificar por meio de imagens o mobiliário e os instrumentos rústicos do mundo rural
• Analisar as características arquitetônicas e urbanísticas das vilas e cidades que se desenvolveram á sombra do ouro
• Distinguir os conceitos de patrimônio material e imaterial.
• Elencar as características do patrimônio cultural local.
• Identificar no seu município os elementos que constituem o patrimônio material (arquitetura, obras de arte, monumentos...)
• Identificar o patrimônio cultural das comunidades indígenas e negras do Estado de Goiás com vistas á valorização
• Descrever os elementos que compõem o patrimônio imaterial do Estado (festas, cantigas culinária...)
• Avaliar, por meio da observação direta, o patrimônio ambiental do município ou da região.
• Discutir as representações sociais dos sujeitos coloniais (brancos, negros, índios e mulheres) na literatura em sua fase romântica.
• Identificar no movimento de expansão colonial a formação de segmentos sociais que enraizaram seus interesses materiais e políticos no mundo colonial.
• Identificar a diversidade de interesses econômicos, políticos e culturais envolvidos no questionamento do sistema colonial.
• Relacionar o questionamento do sistema colonial no Brasil com os movimentos políticos liberais nos Estados Unidos e na França.
• Caracterizar os conflitos políticos europeus no inicio do séc. XIX.
• Avaliar e discutir a caracterização dos movimentos nativistas e as inconfidências como movimentos nacionalistas.
• Caracterizar as mudanças políticas e econômicas decorrentes da transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil.
• Situar as propostas de unidade com Portugal (monarquia dual) apresentado como opção política para o Brasil.
• Compreender a construção da idéia de nação e a construção dos Museus Nacionais.
• Comparar a proposta de independência do Brasil com o contexto latino-americano.
• Avaliar o significado político da adoção da monarquia como forma de governo no Brasil independente
• Avaliar as mudanças e permanências da sociedade brasileira após a independência
• Refletir sobre os limites da soberania política de uma nação marcada pelo colonialismo
• Caracterizar o processo de definição do território e das fronteiras políticas
• Valorizar o processo de formação de uma cultura nacional por meio da construção de uma narrativa histórica e literária
• Discutir a relação entre Guerra do Paraguai, a abolição e o fim do governo monárquico.
• Identificar, por meio de consulta ao dicionário, os conceitos da monarquia, república, oligarquia e democracia.

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